A transmissão esportiva se adapta a novos meios de consumo e assim se renova

Entrelinhas Gestão Esportiva
2 min readJan 24, 2022
Imagem — Divulgação Flow Sport Club

Não tem jeito! O consumo de esporte tá mudando e precisamos de fato entender isso.

A algum tempo falamos em um outro texto sobre o aparente desinteresse do público pelos campeonatos estaduais, culminando na saída da Rede Globo da transmissão de diversos campeonatos estaduais, direcionando seu foco nas séries A e B do Brasileirão e Copa do Brasil.

Com isto outras emissoras de TV Aberta abriram os olhos e correram para garantir diversas competições esportivas, não apenas de futebol, mas de diversas modalidades, como NBB, NBA, F1, já voltando para o futebol, a TV Record adquiriu os direitos para transmitir o Campeonato Paulista de 2022, a mesma já tinha os direitos de transmissão do Campeonato Carioca desde o ano passado. Com isso, o torneio que já vinha apostando no formato multiplataforma com algumas partidas transmitidas também no YouTube, passa a contar com transmissão na tv aberta, tradicionalmente o meio mais consumido por grande parte da população do país.

Essa mudança no mercado de direitos de transmissão, aliada a “Lei do Mandante” que mudou como muitos observavam o modelo de negócios e mexeu muito com o mercado que buscou outros formatos menos “engessados” de transmitir futebol no Brasil. E assim, clubes e federações despertaram para o digital, para a produção de conteúdo e o streaming sem deixar a tv aberta e seus consumidores de fora desse circuito.

Agora é a vez do digital, além das redes sociais, os canais de streaming vem ditando as regras desse novo momento de transmissões e consumo do esporte e a notícia da vez são os influencers, podcasters e streamers que estão em alta no mercado. Nessa semana o Cariocão juntou a força dos streamers Casimiro, Ronaldo TV, Gaules e o podcast Flow Sport Clube para transmitir simultaneamente o campeonato de 2022, buscando atrair e reter a atenção de um público consome o futebol de forma diferente.

Esse é um movimento sem volta e as estratégias de dar visibilidade aos estaduais está sendo bem feitas, vamos ficar atentos as novidades que estarão sendo desenvolvidas. O que você achou dessas novidades? Nos fala nos comentários. Tamo junto!

--

--